Páginas

terça-feira, 31 de maio de 2011

O que é Sustentabilidade?

Existem inúmeras maneiras de se definir o termo sustentabilidade, a definição mais conhecida surgiu em 1997 e diz que sustentabilidade é o “desenvolvimento que atenda às necessidades da geração presente, sem comprometimento na habilidade das gerações futuras em atender suas necessidades”(Bruntland).

Outras definições procuram relacionar o conceito com o equilíbrio entre os aspectos ambientais, sociais e econômicos de uma sociedade ou organização para que consiga garantir sua continuidade.

Quando se fala em sustentabilidade empresarial refere-se ao conjunto de ações que a empresa realiza a fim de aumentar sua produtividade e melhorar a qualidade de seus produtos e serviços tendo a preocupação de causar o menor dano possível ao meio ambiente e mantendo uma atitude de responsabilidade social.

Mais do que discursos bonitos ou termos da moda a sustentabilidade é uma nova postura que governos, empresas e sociedade devem assumir como compromissos para que as futuras gerações não sofram as conseqüências de nossas atitudes (ou falta delas) atuais.

Agir de forma sustentável não depende somente de empresas e governos, cada um de nós pode adotar uma postura sustentável de agirmos com mais responsabilidade em relação a questões como: o resíduos que geramos (lixo), o consumo de bens naturais (ex.: água e madeira), a poluição que produzimos, o consumismo e o auxílio às pessoas carentes (responsabilidade social). Grandes mudanças começam com pequenas atitudes, devemos cobrar dos governos e empresas mas antes de tudo devemos fazer nossa parte.

Nenhum comentário: