Páginas

quinta-feira, 23 de junho de 2011

O que torna um produto sustentável?

Publicado em Sustentabilidade. 23 de junho de 2011 - 07:42 - por Rafaela Mussi


Com o termo sustentabilidade em alta, o que mais temos por aí são produtos que prometem diminuir os seus impactos no planeta, economizando água, energia, combustíveis fósseis, recursos naturais, entre muitas outras opções que surgem a cada dia. Aparentemente, não dá para negar que esses produtos trazem inúmeras benfeitorias para o meio ambiente, mas será que olhando a fundo todos eles são mesmo sustentáveis? E, afinal, o que torna um produto sustentável?

Essa é uma questão muito emblemática. Não é o simples ato de economizar energia, por exemplo, que vai fazer um produto mais sustentável do que outro. Para esclarecer essas dúvidas, recentemente visitei a fábrica da Docol Metais Sanitários, em Joinville, onde conversei com o engenheiro Fabiano da Veiga, responsável por pesquisa e desenvolvimento de produtos economizadores de água e com Dorly Ferreira filho, responsável pelas estações de tratamento da empresa.

Parque fabril da Docol – 35% de Mata Atlântica preservada

A Docol possui uma linha de torneiras e válvulas de descarga que diminui o consumo de água tanto em residências como em ambientes públicos. Mas, de acordo com o engenheiro, esse é apenas um dos requisitos para tornar o produto sustentável. Por isso, a empresa preza pela atenção em todo o processo produtivo, a começar pela escolha de fornecedores com garantia de procedência. Durante a fabricação, com aproveitamento do material que sobra (cavaco), redução do consumo de água, tratamento dos efluentes industriais e esgoto, a Docol sustenta o slogan que acompanha a marca: uma escolha sustentável!

ETE – Estação de Tratamento de Efluentes

Mas não termina por aí, não. Outro fator importantíssimo é a durabilidade. De nada adiantaria fabricar uma torneira que economiza água, mas que tenha que ser substituída constantemente, gerando nova produção e, consequentemente, maior demanda de recursos naturais e produção de resíduos. Por isso, a empresa investe em materiais de qualidade, e também em testes de vida, que garantem que o produto tenha longa duração.

Laboratório hidráulico – testes de durabilidade

E ainda assim, após a longa vida do produto, as peças de desgaste natural podem ser substituídas facilmente, evitando o descarte do produto inteiro e obras dentro de casa. Isso é sustentabilidade!

http://www.docol.com.br/planetaagua/o-que-torna-um-produto-sustentavel/?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

Fonte:

Nenhum comentário: