Páginas

quarta-feira, 1 de junho de 2011

A Iniciativa Verde ultrapassa a marca de 1.000 Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa

A Iniciativa Verde iniciou seus trabalhos em 2005 com a compensação de gases de efeito estufa. Para compensar uma emissão é necessário primeiro quantificá-la e esta contabilização é realizada por meio do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

O inventário de emissões é uma espécie de raio-X de uma empresa, grupo de empresas, setor econômico, cidade, estado ou país. O intuito deste diagnóstico é determinar as fontes de emissão de gases de efeito estufa destas atividades e quantificá-las.

A principal metodologia utilizada no mundo para a execução de inventários corporativos é o GHG Protocol. Este protocolo começou a ser desenvolvido em 1998 pelo World Resources Institute (WRI) em parceria com o World Business Council for Sustainable Development(WBSCD).

Durante o ano de 2007, o WRI e a FGV submeteram um projeto ao Governo Britânico, com o objetivo de instalar o Programa GHG Protocol no Brasil. A ideia era estabelecer uma cultura de inventários corporativos no país, por meio da transferência gratuita da metodologia e do know-how para o cálculo de emissões. Os primeiros passos do programa brasileiro, ao longo de 2007, foram a realização de um seminário e um workshop a respeito do GHG Protocol, para apresentar a metodologia a empresas interessadas em elaborar inventários de GEE relacionados a seus processos produtivos. Como a Iniciativa Verde já utilizava a metodologia desde 2005, participou ativamente do processo de nacionalização da metodologia. Hoje a Iniciativa Verde atua em parceria direta com a FGV no aperfeiçoamento e desenvolvimento da metodologia.

Este mês, a Iniciativa Verde ultrapassou a marca de 1.000 inventários realizados desde sua fundação. Os especialistas no assunto podem estranhar este número, pois inventários de grandes empresas levam meses para ficar prontos. Entretanto, o objetivo da instituição é levar esta prática não só a grandes empresas, mas também a médias e pequenas empresas. Ao longo de nossa história, já realizamos desde inventários de empresas com apenas dois funcionários até empresas com mais de dez mil colaboradores.

Em busca da excelência na realização dos inventários, nossa equipe de especialistas está sempre pesquisando os estudos mais recentes publicados no mundo sobre o assunto e caminhando para atingir a marca de 2000 inventários realizados!

Para maiores informações entre em contato pelo contato@iniciativaverde.org.br

Fonte: http://onginiciativaverde.wordpress.com/2011/06/01/a-iniciativa-verde-ultrapassa-a-marca-de-1-000-inventarios-de-emissoes-de-gases-de-efeito-estufa/

Nenhum comentário: